Redes Sociais
Senador Eduardo Lopes visita Quilombo da Rasa, em Búzios
Destaques, Noticias | | junho 5, 2018 em 13:26
A- A+

Ele foi recepcionado pela matriarca, dona Eva, de 108 anos

O senador Eduardo Lopes visitou, no último sábado (2), o Quilombo da Rasa, em Armação dos Búzios, localizado na Região dos Lagos, área quilombola reconhecida em 2005 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Fundação Palmares.

No local, o senador conheceu os moradores descendentes de escravos que, por meio da resistência, mantêm vivas algumas tradições da cultura africana. A matriarca do quilombo, dona Eva Maria Oliveira, de 108 anos, é a moradora mais antiga. Neta de escravos, mãe de 12 filhos, com bisnetos e tataranetos, ela contou que vive feliz no local e que adora conversar e recordar a sua infância.

“No meu tempo, a gente brincava de ciranda, pulava a fogueira e dançava. Eu gosto muito de conversar, faço minha ginástica e costuro. Deus é muito bom para mim”, contou dona Eva ao senador Eduardo Lopes.

Reunido com os moradores, ele ouviu as reivindicações do grupo quilombola, entre elas o pedido de ajuda para a construção da sede da Associação Quilombola, onde serão realizadas ações sociais, cursos e outras importantes atividades.

Durante a visita, o senador também conheceu um dos responsáveis pela emancipação do município de Búzios, Valdir Oliveira, filho caçula de dona Eva.

“Em primeiro lugar, foi um prazer conhecer a dona Eva, esta matriarca forte, saudável e lúcida, apesar da idade avançada. Hoje tomei um banho de história, ouvimos os acontecimentos de pessoas que participaram da história do município, como o Valdir.

Quanto às solicitações, já acionei o meu gabinete e vamos analisar como poderemos atender a demanda da construção da sede da associação, a qual sugeri que se chame ‘Associação Quilombola Eva Maria’, em homenagem justa a esta mulher que doou sua vida em prol desta comunidade”, ressaltou o senador Eduardo Lopes.

Participaram da visita ao Quilombo da Rasa o presidente do PRB em Búzios, Alexandre Martins, os coordenadores políticos Monteiro de Jesus e Marcão, o assessor político Jair Santos, o produtor cultural, Pedro Cartola e alguns políticos da região.

Ascom PRB RJ

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Curta nossa Fanpage no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.eduardolopes10.com.br Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.