Redes Sociais
Secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Lopes, participa da RioAgroCoop em Campos, no Rio
Destaques, Noticias, Seappa | maio 24, 2019 em 12:57
A- A+

Evento contou com a presença do governador Wilson Witzel e marcou o início da safra agrícola com a cana de açúcar na região

Por Amilton Lopes

Foto Demóstenes Ramos

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado, Eduardo Lopes, participou nesta quinta-feira (23), da Rio Agro Coop, evento que celebrou o início da safra da cana-de-açúcar 2019-2020, realizado na Cooperativa Agroindustrial do Estado (Coagro), em Campos dos Goytacazes, no Norte-Fluminense.

O governador Wilson Witzel parabenizou todos pelo evento e firmou o propósito de colaborar para fortalecer a economia da região do estado. “O setor da cana-de-açúcar da região é enorme, emprega cinco mil trabalhadores a cada safra e contempla 10 mil pequenos proprietários rurais em Campos. O plano do governo é aumentar a produção. O desenvolvimento agrícola daqui conta com muitos produtores. São eles que botam o alimento na nossa mesa. Temos que investir neles e estimulá-los. Precisamos também ajudar os prefeitos da região e aproximar as cooperativas, aumentando a agricultura e investindo na tecnologia da Uenf (Universidade Estadual do Norte-Fluminense)”, disse.

O secretário Eduardo Lopes falou da reativação do conselho de secretários de agricultura, dos recursos que virão para facilitar o crédito aos produtores e do projeto de irrigação da região, considerada como área de semiárido. “Quero anunciar, em primeira mão, depois de reunião no Ministério da Agricultura, em Brasília, a reativação do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura de todo o país. Outro ponto muito importante é que nós já estamos trabalhando a captação de recursos e a maior facilitação de créditos aos produtores rurais. Aproveito para dizer que, há tempos, tenho trabalhado o reconhecimento de Campos dos Goytacazes como região de clima semiárido, e com isso iremos conseguir mais incentivo para projetos de irrigação da nossa região. Sabemos o potencial, os problemas de Campos, e consideramos muito importante a formação de um consórcio reunindo diversos órgãos do estado e os municípios para trazer mais desenvolvimento ao Norte-Fluminense”, declarou.

“A palavra do momento é associativismo, é união. E nós, que representamos os municípios do Norte-Fluminense, nos reunimos implementando o primeiro Consórcio Intermunicipal do Norte e Noroeste Fluminense, como uma grande ferramenta para facilitar a atração de investimentos que proporcionarão à melhoria de infraestrutura e, consequentemente, promover o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o prefeito Rafael Diniz.

“Quero anunciar a parceria do Governo do Estado com uma Universidade da Alemanha, que pretende investir três milhões de euros para a pesquisa de bioenergia. E destacar que o cooperativismo é a melhor saída para o nosso estado e país. Somado a isso, estamos criando um grupo técnico para incrementar o desenvolvimento do agronegócio, formado pelo ramo cooperativo, as secretarias de estado, as universidades e as prefeituras regionais, visando a levar propostas e soluções para os setores agropecuário, agricultura familiar, entre outros”, destacou o presidente da Coagro, Frederico Paes.

Estiveram também presentes à Rio Agro Coop, o subsecretário da Seappa, Ramon Neves, o deputado federal Wladimir Garotinho, o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinícius Mesquita, representantes da Emater-Rio e Pesagro e centenas de cooperativistas e produtores rurais. No final do encontro, o secretário Eduardo Lopes e demais convidados participaram de um debate na Coagro, sempre buscando soluções para o desenvolvimento econômico da região e do estado e de incentivos às cooperativas.

Secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Lopes, participa da RioAgroCoop em Campos, no Rio
Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Curta nossa Fanpage no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.eduardolopes10.com.br Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.