Redes Sociais
Seappa e Emater-Rio fecham parcerias em Italva e liberam máquinas e equipamentos a produtores rurais
Destaques, Noticias, Seappa | | fevereiro 11, 2019 em 20:04
A- A+

Encontro reuniu prefeitos, secretários de Agricultura e demais representantes do setor agropecuário do Noroeste Fluminense

Em um grande evento realizado nesta segunda-feira (11), no município de Italva, região Noroeste do estado, com prefeitos, secretários de Agricultura, produtores rurais e representantes da sociedade civil, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes, participou de um debate sobre a situação do agronegócio. Acompanhado do presidente da Emater-Rio, Sergio Lemberck, e da diretora financeira da instituição, Karla Alverca, o secretário foi recebido pela prefeita do município de Italva, Margareth de Souza Rodrigues.

Ela declarou que a Secretaria estadual terá uma importante parceria nesta nova gestão para a busca de rumos positivos na agropecuária. “Estamos aqui para trabalhar pelo povo, pelos agricultores familiares, então é um prazer receber o secretário Eduardo Lopes em nossa cidade. Sempre que possível prometo estar presente ao seu gabinete para pedir apoio aos nossos projetos. A própria prefeitura está à disposição para o que o senhor precisar, faremos ações recíprocas para o bem-estar de nossos agricultores”, revelou.

Eduardo Lopes relembrou que, como senador republicano municipalista, já se colocava à disposição de prefeitos em seu gabinete, pois sabia que ao servi-los estaria atendendo os municípios e a população. “Sempre agi desta forma, de portas abertas. E na Secretaria de Agricultura do nosso estado, a Seappa, não será diferente. Nós vamos estar disponíveis para receber os prefeitos e os secretários municipais das pastas correspondentes da agricultura, pecuária, pesca e aquicultura”, afirmou.

E reiterou: “Eu costumo trabalhar por etapa, ou seja: conforme chega a demanda, nós já a encaminhamos para aqueles que são responsáveis pelo assunto. A isso eu chamo de ação imediata. Aqui não se aplica aquele velho ditado: “Casa de ferreiro, espeto de pau.”

O secretário Eduardo Lopes lamentou a situação alarmante da seca na região, devido ao longo tempo de estiagem, criando extensa área semiárida. “O clima de seca castiga. Agora, na minha gestão como secretário de Agricultura do estado, reforço que todos podem contar comigo para tentar reverter este quadro, serei um defensor, um lutador do Noroeste Fluminense e de todo o estado do Rio de Janeiro”, completou.

Para o subsecretário da Seappa, Ramon Neves, apresentar novas diretrizes da Secretaria é uma grande expectativa aguardada por parte dos agricultores e dos secretários de Agricultura. “O Rio de Janeiro não vai encontrar seu lugar ao sol se não valorizar seus agricultores, a sua produção; ou seja, se não pensarmos na necessidade de termos, no mínimo, o suficiente para abastecer internamente o estado”, advertiu.

E destacou a situação das regiões Norte e Noroeste do estado: “Não é fácil ver uma região na qual está uma das maiores terras para a agricultura do estado não se desenvolver, seja por uma questão burocrática, ou pela falta de perspectiva do próprio estado em apoiar o agricultor.”

O presidente da Emater-Rio, Sergio Lemberck, na presença do secretário Eduardo Lopes e de todos os prefeitos e demais autoridades convidadas, entregou uma máquina e 17 equipamentos do Programa Rio Rural, que ajudarão a melhorar a situação agropecuária da região, em especial a de Italva.

“Como presidente da Emater-Rio, quero esclarecer que temos a missão e a visão de que o estado do Rio de Janeiro tem um grande potencial de desenvolver a agropecuária, o agronegócio, a agroindústria e o agroturismo. Nós estamos buscando conhecer a cultura de cada região para melhor efetivarmos nossas ações e cumprir metas, isso é importante, já que o Rio é multicultural”, disse.

Na oportunidade, foram apresentadas propostas de cooperação a todos os municípios com a Seappa, em prol do desenvolvimento do setor agropecuário, animando os produtores rurais com a oportunidade de concessão do crédito rural, que será financiado em parceria com o Banco do Brasil.

Entre muitos participantes ao evento, estiveram presentes: o secretário Municipal de Agricultura de Itaperuna, Claudio Neves; o prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Sirqueira; o subsecretário adjunto de Pesca e Agricultura de Campos dos Goytacazes, José Armando; o secretário de Fazenda de Italva, Gilberto de Freitas; o presidente da Coenf, Jorge Martins; o secretário de Saúde de Italva, Paulo Fernandes; o superintendente regional de agricultura, José Antônio, e o secretário Municipal de Agricultura de Cardoso Moreira, Flávio Ferreira.

ENTREGA DE MAQUINAS E REUNIÃO COM PREFEITOS, VEREADORES, AGRICULTORES EM ITALVA


ASCOM SEAPPA

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Curta nossa Fanpage no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.eduardolopes10.com.br Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.