Redes Sociais
Santo Antônio de Pádua e Quissamã promovem feiras de agropecuária e turismo
Destaques, Noticias, Seappa | julho 30, 2019 em 09:43
A- A+

Secretário de Agricultura Eduardo Lopes visita os municípios e trabalha para atender as reivindicações de prefeitos e produtores rurais

Eduardo Lopes participou da abertura da 40ª Exposição Agropecuária ao lado de autoridades, produtores, população e do presidente da Emater-Rio, Jorge Gonçalves (Foto Jean Fabrício)

Em mais uma visita aos produtores e agricultores familiares do Noroeste Fluminense, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes, esteve presente na quarta-feira (24) à 40ª Exposição de Agropecuária, Comercial e Industrial de Santo Antônio de Pádua.

Conhecido pelo incansável trabalho e pelas parcerias que vêm alinhando em cada município por onde passa, Eduardo Lopes foi calorosamente saudado pelos produtores, convidados e o representante do prefeito Josias Quintal, Ricardo Miguel.

Eduardo Lopes parabenizou todos pela festa e disse o quanto é importante trabalhar pelo desenvolvimento da agropecuária na região de Pádua. “Os verdadeiros heróis da nossa economia rural são os agricultores familiares. Como representante do governo do Estado e secretário de Agricultura, penso que é necessário estarmos perto da realidade dos que trabalham no campo, ver o que precisam e trazer soluções efetivas com o apoio da Emater-Rio, da Fiperj e da Pesagro. Todos os produtores podem contar comigo no que for possível”, declarou.

E continuou: “Sabemos o quanto é importante o agronegócio e o turismo rural para todas as regiões e o estado do Rio de Janeiro, e esta tem sido a meta do governador Wilson Witzel em sua gestão. A Seappa tem lutado ao lado das empresas vinculadas para o fortalecimento da pesquisa, da inovação, e garantir a execução do programa das estradas de produção, a disponibilização de máquinas e insumos agrícolas que melhorem as condições de trabalho dos produtores e favoreça a geração de emprego e renda”.

Logo em seguida, Eduardo Lopes participou da abertura da 40ª Exposição Agropecuária ao lado de autoridades, produtores, população e do presidente da Emater-Rio, Jorge Gonçalves.

Pela manhã de quinta-feira, ele recebeu prefeitos e secretários de Agricultura e Turismo, que trouxeram reivindicações, como a integração do Rio de Janeiro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) e a conservação das estradas vicinais pela Emater-Rio. O secretário Eduardo Lopes lembrou a data de 25 de julho, Dia Internacional da Agricultura Familiar, e aproveitou, em vídeo, para parabenizar todos os agricultores de Pádua, do estado e do Brasil.

Na companhia do prefeito Josias Quintal, o secretário da Seappa conheceu área da prefeitura onde são realizados controle de qualidade de ovos trazidos por produtores no entreposto de ovos caipiras, pioneiro em nível municipal, além de conhecer a estufa com diversas mudas e sementes doadas pelos agricultores familiares. Na mesma área, há ainda nove tanques criadores de alevinos, e salas de incubação e para a ministração de cursos voltados à população e agricultores sobre educação ambiental e sustentabilidade.

“Santo Antônio de Pádua é um dos principais municípios do Noroeste do estado. Com 45 mil habitantes, é produtor de gado leiteiro, com uma média de produção de mais de 12 milhões de litros por ano, além de produção de carne. Os projetos em Pádua têm sido promissores no setor da agropecuária e prometem alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade, da região e ajudando o estado do Rio a crescer”, destacou Quintal.

Já em visita ao município de Quissamã, no Norte Fluminense, o secretário Eduardo Lopes foi recebido por vereadores, secretários e a prefeita Fátima Pacheco. Ela lhe apresentou a Cooperativa Agropecuária de Macuco, empresa com 80 anos de existência, especializada em produção de derivados do leite e que tem a preocupação com a máxima qualidade de seus produtos lácteos comercializados em todo o país.

Para o vice-presidente Marcos Tadeu, a principal reivindicação para o bom funcionamento da cooperativa é o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura à liberação da outorga do poço junto ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea), licença que favorecerá o manejo de água na cooperativa. O secretário disse que irá avaliar e procurar os trâmites para a viabilidade da outorga.

“Sabemos da importância da produção de laticínios para a região, que gera emprego e renda, e qualidade dos produtos que saem para a comercialização em todo o país. Vamos buscar os trâmites legais junto ao Inea para viabilizarmos a outorga que a cooperativa precisa para o seu pleno funcionamento, podem contar com meu empenho nessa reivindicação”, disse Eduardo Lopes.

“O secretário Eduardo Lopes tem sido um grande parceiro nosso, tem lutado pelo bom diálogo entre os municípios e o governo do Estado. Tenho certeza de que nosso encontro trará resultados positivos, não somente para a cooperativa de leite como para todos os segmentos do agronegócio quissamaense”, emendou a prefeita da cidade, Fátima Pacheco.

“Parabéns à prefeita, aos secretários, vereadores, produtores e agricultores pela luta em fazer esta grande Feira Agropecuária e Turística de Quissamã, que traz atrações artísticas, exposição e comercialização de produtos dos próprios artesãos e agricultores da região, além de concurso de vaca leiteira, já que o município tem na pecuária e no leite a sua principal fonte de economia. Contem com a Secretaria de Estado de Agricultura no que for necessário para melhorar o desenvolvimento econômico do município e de toda a região do Norte Fluminense”, concluiu o secretário Eduardo Lopes.

Ascom Seappa.

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Curta nossa Fanpage no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.eduardolopes10.com.br Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.