Redes Sociais
Representantes da Seappa e do Sedeger visitam propriedades com plantio de lúpulo em Teresópolis, no Rio
Noticias, Seappa | abril 15, 2019 em 14:18
A- A+

Produção contribuirá para crescimento do agronegócio e do turismo no estado

Com a missão de conhecer as unidades produtivas de lúpulo na Região Serrana do Rio de Janeiro, o subsecretário adjunto de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio (Seappa), Adriano Lopes, que representou o secretário Eduardo Lopes no evento, e o superintendente de Agronegócios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda (Sedeger), Felipe Cárceres, visitaram propriedades rurais que empreendem experiências inovadoras no plantio de lúpulo no município de Teresópolis, na última sexta-feira (12). 

A visita técnica ao campo para conhecer iniciativas e experiências no plantio do lúpulo, realizado por produtores associados à Rota Cervejeira da serra fluminense, teve por objetivo a elaboração de um diagnóstico preliminar sobre o cultivo do lúpulo no estado. A iniciativa precursora visa obter subsídios para fundamentar o apoio do Governo do Estado na elaboração e lançamento da linha de crédito para produção do lúpulo que será realizada no próximo dia 17, no Palácio Guanabara.

“O setor de lúpulo tem ampla utilização tanto na cadeia cervejeira quanto na linha de cosméticos e sucroalcooleira. Três segmentos que têm capacidade de crescimento e de estabelecimentos de novas linhas de trabalho dentro do estado do Rio de Janeiro. Na linha de cosméticos somos ricos, na Baixada Fluminense, temos algumas indústrias instaladas, as cervejarias, sobretudo, as artesanais, estão dispersas por todo o território estadual. Em relação ao grupo sucroalcooleiro, temos as cachaças, assim como a produção de álcool anidro e o próprio açúcar em menor intensidade, mas que demandam alto volume do lúpulo no seu processamento como um todo. Portanto, esperamos que essa cadeia, constituída e em pleno funcionamento, traga bastante riquezas para o nosso estado”, afirmou Adriano Lopes. 

Acompanhados por assessores técnicos, Adriano e Felipe conversaram com a coordenadora da Rota Cervejeira, Ana Cláudia Pampillón, e com o secretário Municipal do Trabalho e Emprego de Teresópolis, Vinícius Oberg. Os anfitriões apresentaram a propriedade rural da produtora Teresa Yoshiko, onde algumas variedades de cultivo do lúpulo estão sendo testadas com apoio de técnicos e pesquisadores da iniciativa privada da extensão rural estadual Emater-Rio, da Embrapa Agroindústria de Alimentos e do Ministério da Agricultura (Mapa). 

A ação foi o primeiro passo para que o Governo do Estado conheça as iniciativas neste segmento e comece a pensar em meios para que as instituições de pesquisa e as entidades de fomento possam atuar em conjunto no apoio à produção de lúpulo, constituindo melhores processos e proporcionando maior segurança na escala produtiva do cultivo. 

Incentivar a produção de lúpulo é importante para que os produtores locais passem a fornecer esta matéria-prima para as cervejarias instaladas no estado e demais produtos, inserindo a produção rural nesta cadeia produtiva. 

Para o secretário Eduardo Lopes, a produção de lúpulo no estado trará benefícios para toda a cadeia do agronegócio e mesmo o turismo. “As inovações são a marca do novo governo. É o que queremos para o nosso estado, conceitos que se traduzam em estabelecimento de oportunidades novas de negócios e que vão trazer muito bons resultados para o nosso agronegócio fluminense. E o lúpulo traz estas características com todas as suas chances de aplicação na cadeia econômica, junto das indústrias que se utilizam dele, assim como sendo um elemento propulsor para o turismo, outro elo que nosso governador Wilson Witzel nos pediu que tratássemos de maneira integrada. Então, o agronegócio e o turismo, como molas propulsoras de desenvolvimento poderão, por meio do lúpulo, mostrar essa integração de norte a sul de nosso estado”, concluiu.

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Curta nossa Fanpage no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.eduardolopes10.com.br Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.