Ministério das Cidades realiza Fórum com objetivo de capacitação de gestores municipais no Rio
Redes Sociais
Ministério das Cidades realiza Fórum com objetivo de capacitação de gestores municipais no Rio
Destaques, Noticias | | abril 6, 2018 em 21:35
A- A+

Senador Eduardo Lopes apoiou o encontro que teve como temas as ações do Governo voltadas para o crescimento urbano e a regularização fundiária

O primeiro Fórum Política de Desenvolvimento Urbano foi realizado na última quinta-feira (5), em Benfica, no Rio de Janeiro. O encontro foi uma parceria do Ministério das Cidades com apoio do senador Eduardo Lopes. As políticas e ações do Governo Federal voltadas para o crescimento urbano dos municípios e a regularização fundiária foram tratados por meio de palestras direcionadas a gestores municipais, entre eles, prefeitos, vice-prefeitos, secretários, diretores, coordenadores e engenheiros, que aprenderam sobre os procedimentos para acessar os programas e ações disponíveis à contratação.

“Hoje falta este esclarecimento, e numa conversa com o senador Eduardo Lopes, acertamos que traríamos informações para que os municípios possam se capacitar e,  dessa forma, receber recursos do Governo Federal, não importando o tamanho dele. Trouxemos todos os programas do Governo dentro do Ministério das Cidades, as questões técnicas, processuais e prazos”, explicou o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Gilmar Santos.

Apresentada pelo diretor do Departamento de Regularização Fundiária do ministério, Silvio Figueiredo, a segunda palestra trouxe informações sobre o novo programa federal para a regularização fundiária urbana nos territórios. “A ideia é que os municípios possam promover a regularização. Hoje calculamos que mais de 50% das propriedades urbanas do país estão irregulares. Existem municípios nesta situação com problemas muito maiores. A regularização está atrelada ao fortalecimento da arrecadação tributária dos municípios, o direito de propriedade, o alcance social, o incremento na economia, na arrecadação, ou seja, uma série de tributos municipais, benefícios que somarão positivamente aos municípios e à população”, disse.

O senador Eduardo Lopes elogiou a iniciativa e disse que as iniciativas, como o Fórum, fortalecem os gestores dos municípios. “A capacitação é muito importante. Muitas vezes, o município não é beneficiado por desconhecer os trâmites, procedimentos que possam gerar ações positivas à população”, disse.

Presente ao Fórum, a arquiteta Adriana Ferreira, atualmente, trabalha com a regularização fundiária no município de Macaé. Ela falou da carência de informações sobre as etapas do processo de regularização, que muito contribuiria para o seu trabalho.

O secretário Gilmar Santos anunciou que a equipe técnica do Ministério das Cidades está reunida para produzir uma cartilha com os novos instrumentos da Lei Federal nº 13.465/17 sobre a Regularização Fundiária rural e urbana.

Ascom PRB RJ.

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Curta nossa Fanpage no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.eduardolopes10.com.br Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.