Redes Sociais
Empresários buscam parceria para cultivo de melancia na região norte do estado
Destaques, Noticias, Seappa | março 18, 2019 em 10:30
A- A+

Secretário Eduardo Lopes diz que Seappa atuará como facilitadora e fomentadora do projeto

Por Amilton Lopes

Empresários Marcelo Dutra e Eudes Alves (D) e deputado federal Otoni de Paula (E) se reúnem na Seappa buscando parceria para cultivo de melancias no Norte Fluminense – Foto: Jean Fabrício

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio, Eduardo Lopes, recebeu nesta sexta-feira (15), a visita dos empresários Marcelo Dutra e Eudes Alves, acompanhados do deputado federal Otoni de Paula, do assessor Miro Bastos e do secretário de Agricultura de Barra do Piraí, Monteiro Almeida.

O encontro teve a intenção de firmar parceria para produção de melancias na região do Norte Fluminense, em especial, em Campos dos Goytacazes, que tem terra e clima próprios para este tipo de cultivo, já que é uma região com baixo índice pluviométrico, mas com abundância de água no solo.

Segundo o produtor e empresário Marcelo Dutra, o solo pode ser manuseado ainda para abacaxi e abóbora. “Nós temos desenvolvido o agronegócio e o cultivo da melancia por várias regiões do país a partir do estado de Goiás, mas agora buscamos apoio da Secretaria de Agricultura do Estado para a produção e comercialização do fruto no Rio de Janeiro, principalmente em Campos dos Goytacazes, na região do Norte Fluminense, porque as condições são bastante propícias para isso. Por isso estamos conversando com o secretário Eduardo Lopes para pedir esta parceria, e estamos bastante otimistas”, avaliou.

“É provável que vocês estejam testemunhando a transformação de nossas regiões Norte e Noroeste do Rio com os empresários de Goiás que pretendem cultivar melancia, e essa proposta trará desenvolvimento para a região, bem como contribuir para a geração de emprego e renda aos agricultores locais”, afirmou o deputado federal Otoni de Paula.

O secretário considerou importante o encontro e disse que dará o apoio necessário para a concretização do projeto em Campos. “Os empresários goianos estiveram na Secretaria de Agricultura com interesse em produzir melancias na região do norte do estado, em particular, em Campos dos Goytacazes. Queremos apostar nessa ideia de cultivo por meio do programa Frutificar – programa do governo para incentivo à produção de frutas, permitindo acesso a tecnologias e linhas de crédito específicas, tendo gerado, desde sua criação, mais de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos”, disse. E completou:

“Nós da Seappa daremos todo o apoio a este projeto de cultivo de melancias, desde a cooperação técnica ao fomento. Buscaremos apoio da Universidade do Norte Fluminense (Uenf) e do Sebrae, e somarmos forças para que consigamos revitalizar a região de Campos dos Goytacazes. Inclusive, tenho acompanhado de perto a situação da escassez de chuvas na região desde quando fui senador republicano. Já estava à frente dessa luta. Cheguei a dialogar sobre a questão com a ministra da Agricultura Tereza Cristina e representantes do desenvolvimento agrário. Na verdade, a Secretaria de Agricultura estadual atuará como facilitadora e fomentadora do projeto, usando toda a estrutura do estado para esse objetivo. É  importante pensar juntos na revitalização de Campos dos Goytacazes e entorno”, concluiu Eduardo Lopes.

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Curta nossa Fanpage no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.eduardolopes10.com.br Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.