Redes Sociais
Secretários de Agricultura da Baixada Fluminense se reúnem para debater consórcio de alimentos na Seappa
Destaques, Noticias, Seappa | março 14, 2019 em 16:37
A- A+

Secretário Eduardo Lopes diz que o Con-Alimentos dinamizará as políticas públicas na região

Por Cristina Cruz

Secretários de Agricultura dos municípios da baixada fluminense junto com o secretário Eduardo Lopes Foto: Demóstenes Ramos

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes, participou nesta quinta-feira (14), na sede da Seappa, em Niterói, da reunião de planejamento do Consórcio de Produção de Alimentos da Baixada Fluminense. O encontro contou com a presença dos secretários de agricultura dos municípios que compõem a região.

O objetivo foi promover um ambiente propício ao consenso de requisitos específicos para identificar, ajustar e formatar critérios para a confecção da minuta do termo do consórcio de alimentos, o Con-Alimentos. Para isso, todos os envolvidos fizeram parte de uma ampla discussão para a formatação do mesmo.

O Con-Alimentos é um consórcio para o desenvolvimento rural da Baixada Fluminense, uma forma mútua de ajudar os municípios a realizar atividades de produção, beneficiamento, comercialização e abastecimento de produtos rurais, ou seja, visando a alavancar a agricultura rural.

Atualmente nove municípios da Baixada serão efetivamente membros do consórcio, são eles: Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e Seropédica. Todas as Secretarias de Agricultura foram convidadas a participar do encontro para assim aderirem ao consórcio.

De acordo com o secretário Eduardo Lopes, o evento é importante para impulsionar os sistemas de produção e abastecimento de produtos rurais na Baixada Fluminense. Segundo ele, depois de dez anos de espera, a Seappa está, agora, contribuindo com uma nova etapa na criação do consórcio.

“É papel primordial do consórcio unir esforços para o alcance de seus objetivos. E por isso nós da Seappa e Secretarias Municipais de Agricultura, dentro de padrões gerenciais e de governança pública, acreditamos que a implantação do Con-Alimentos é um instrumento que vai dinamizar as políticas públicas voltadas a produção, comercialização e abastecimento de alimentos em nível regional, ou seja, dentro do território de nossa importante e estratégica Baixada Fluminense”, declarou.

O secretário de Estado das Cidades, Juarez Fialho, lembrou que a união e a integração da região tem muito a colaborar com a Secretaria e de estar afinado com a ideia do governador Wilson Witzel de interiorizar as políticas públicas ao estado.

“A Baixada Fluminense talvez seja a região que mais precisa de atenção do estado no ponto de vista de políticas públicas de integração. As ideias das linhas imaginárias que dividem os municípios, muitas vezes atrapalham o desenvolvimento dessas políticas e nós sabemos que essas linhas não querem dizer nada”, explicou.

“A região da Baixada Fluminense tem cerca de quatro milhões de habitantes, com muita terra para plantar, recurso hídrico farto e enorme mercado consumidor. Possuímos instituições de ensino que nos apoiam assim como o Sebrae e demais empresas do setor que trabalham juntos pela cooperação desse consórcio. O apoio da Secretaria de Estado de Agricultura com as instituições vinculadas nos dá a certeza de que conseguiremos alcançar nosso objetivo para a concretização do consórcio da Con-Alimentos. A Baixada tem um grande potencial para o consumo, a produção de alimentos, a geração de emprego e renda e o turismo rural. Vamos juntos lutar pelo nosso objetivo em prol de nossa região”, afirmou o secretário Municipal de Agricultura de Nova Iguaçu, Fernando Cid.

Representado o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, participou do evento o chefe de gabinete, Felipe Cárceres. Segundo ele, o desenvolvimento econômico da região é muito importante para o fomento do agronegócio. “Esse processo de interiorização, que é de fomentar as diversas regiões e olhar cada uma de acordo com as suas necessidades, em parceria com a Seappa, está relacionado ao desenvolvimento industrial, à agroindústria, ao escoamento, à produção e à infraestrutura. No momento, estamos fazendo levantamentos de todas as necessidades regionais do estado do Rio com o intuito de virar o jogo”, enfatizou.

No final do encontro, o secretário Eduardo Lopes firmou o compromisso da Seappa e apoiar as iniciativas para o andamento concreto do consórcio na Baixada Fluminense. “Quero assumir o compromisso pessoal de empenho total para que a gente vença todas as etapas à aprovação deste consórcio. Eu mesmo irei me encarregar de convidar cada prefeito das oito cidades para que estejam conosco nesta caminhada, contem comigo”, completou.

Também estiveram presentes à reunião o subsecretário de Gestão da Seappa, Aguinaldo Balon, o subsecretário de Desenvolvimento Rural, Ramon Neves, o presidente da Fiperj, Vicenildo Medeiros, a diretora da Ceasa, Mirian Blois, e o presidente da Emater-Rio, Sérgio Lemberck.

Consórcio de Alimentos reúne secretários de Agricultura da Baixada Fluminense na Seappa
Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Curta nossa Fanpage no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.eduardolopes10.com.br Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados.